18/
07/
2018

UNIVERSIDADES PORTUGUESAS COMEMORAM INGRESSO DE ESTUDANTES BRASILEIROS

São 32 instituições participantes e mais de mil estudantes contemplados
Universidades portuguesas comemoram ingresso de estudantes brasileiros
Cursar uma graduação fora do Brasil com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é realidade para os estudantes brasileiros. Desde 2014, a maior prova de acesso ao ensino superior do país, expandiu as fronteiras do conhecimento ao firmar o convênio interinstitucional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e universidades portuguesas. Já ultrapassou mil o número de brasileiros estudando em uma das 32 instituições participantes. E, em meio a esse cenário, algo surpreende: a boa adesão das Universidades de Portugal que estão disputando os estudantes brasileiros.
Enquanto as universidades se esforçam para facilitar a entrada dos estudantes, esses se interessam não somente pelo ensino, como também com a possibilidade de migrar em definitivo para um país europeu ao concluir o curso. A Universidade de Algarve já tem matriculado 500 brasileiros em seus cursos de graduação, no entanto a Universidade de Coimbra (UC) ainda é líder em alunos de origem brasileira.
A receptividade e ‘disputa’ das instituições portuguesas em relação aos estudantes pode envolver a questão econômica, já que o país passou por uma longa crise, antes da estabilidade atual e, por conta disso, muitos jovens portuguesas acabaram migrando para outras regiões da Europa em busca de salários maiores e novas perspectivas de carreira. Diferentemente do Brasil, em Portugal, as universidades públicas não são gratuita e, enquanto os estudantes portuguesas pagam em média 1 mil reais por ano, os brasileiros pagam entre 2 mil e 3,5 mil por ano.

Como estudar em Portugal com a  nota do Enem

Os candidatos são selecionados de acordo com o desempenho obtido no Enem. Os pesos específicos para cada área do conhecimento e curso variam conforme a universidade. A escala de classificação adotada por grande parte das instituições em Portugal é de 0-200. Nesse caso, a pontuação do Enem, que possui a escala 0-1000, será dividida por cinco.

Como estudar em universidades brasileiras com desconto

Para quem pretende estudar por aqui mesmo no Brasil, mas não tem como pagar os valores das mensalidades das instituições de ensino brasileiras, é possível contar com o Educa Mais Brasil e obter descontos que podem chegar até 70%. Com inscrições gratuitas, quem tiver interesse pode acessar o portal www.educamaisbrasil.com.br, escolher a instituição e curso e conquistar a bolsa de estudoideal.
*Com informações de O Estado de S. Paulo.