Portugal é o país europeu com maior crescimento no setor do turismo

* Texto publicado originalmente no site Revista PORT.COM

De acordo com o Conselho Mundial do Turismo e Viagens (WTTC – World Travel & Tourism Council) Portugal é o país europeu em maior crescimento no setor do turismo e viagens. O WTTC prevê para 2019 um crescimento turístico nacional de 5,3%, mais do dobro da média europeia. A tendência é para que este crescimento continue nos próximos anos, estima o organismo de turismo.

O WTTC destaca um forte crescimento de mercados não tradicionais, como é o caso dos Estados Unidos (mais 21,8%), do Canadá (21,3%), da China (16,8%) e do Brasil (13,8%), como um dos motivos deste crescimento.

Em recentes declarações, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, destacou ainda que “as comunidades portuguesas contribuem para um terço do turismo nacional”.

Os dados relativos a 2018 apontam que o setor do turismo contribuiu com 41,5 mil milhões de euros para a economia portuguesa. O estudo do WTTC refere mesmo que em cada cinco euros de receitas geradas em Portugal, um euro veio do turismo. Esta importância sente-se também no que toca ao emprego, com o turismo a representar 21,8% do total de postos de trabalho em Portugal.

Citado pelo jornal Expresso Gloria Guevara, o presidente do Conselho Mundial do Turismo, David Scowsill, afirmou que “o futuro apresenta-se brilhante em Portugal para o setor do turismo e viagens, e aplaudimos o Governo do país por reconhecer a importância clara desta indústria como motor do crescimento económico, e pela estratégia de estender os seus benefícios por todo o território”.

Deixe uma resposta