jul
02

PORTUGAL, LISBOA E MADEIRA VENCEM “ÓSCARES” DO TURISMO

Portugal, Lisboa e Madeira vencem “óscares” do turismo

Arouca também ganhou, na categoria de melhor para turistas de aventura. Ao todo, Portugal conquistou 36 prémios.

Passagens do Paiva, Arouca, Portugal, Rio Paiva

Foto
Passadiços do Paiva foram um dos destinos turísticos portugueses distinguidos nos World Travel Awards NELSON GARRIDO

Lisboa conquistou a distinção de Melhor Cidade Destino da Europa (Europe’s Leading City Destination), nos World Travel Awards. Portugal, por sua vez, foi eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor destino turístico europeu, galardão que é muitas vezes considerado o “Óscar” do turismo. A Madeira venceu na categoria de Melhor Destino Insular.

A capital portuguesa recebe ainda o prémio de Melhor Porto Europeu de Cruzeiros (Europe’s Leading Cruise Port) — título alcançado pelo terceiro ano consecutivo — na cerimónia que decorreu este sábado, em Atenas, Grécia.

Na categoria de Melhor Cidade Destino da Europa, Lisboa ficou à frente de rivais como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza, fruto do crescente prestígio e da excelência da oferta turística conquistada nos últimos anos. “A conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado. O facto de estarmos a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”, refere em comunicado Vítor Costa, director-geral da Associação Turismo de Lisboa.

“É algo que nos enche de orgulho e prova que Portugal continua no top das preferências dos turistas internacionais”, diz a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. “Estes resultados mostram que a nossa estratégia está claramente a dar frutos e que o mundo olha para Portugal como um exemplo”, completa a governante.

O responsável pela promoção do destino acrescenta ainda que “Lisboa está de parabéns pelo investimento que tem vindo a fazer na requalificação do património, na disponibilização de novos equipamentos e no enriquecimento da oferta cultural e gastronómica, garantindo assim o crescimento do Turismo e a melhoria da qualidade de vida dos residentes”.

Ao todo, Portugal recebeu 36 prémios: além de melhor destino europeu, Lisboa foi eleita Melhor Destino Citadino da Europa e Melhor Porto de Cruzeiros; a Madeira recebeu o prémio de Melhor Destino Insular; os Passadiços do Paiva foram considerados o Melhor para Turistas de Aventura e o Turismo de Portugal foi novamente reconhecido como melhor organismo oficial de turismo europeu.

A atribuição dos prémios resulta de uma votação online, na qual participaram o público em geral e milhares profissionais de Turismo e Viagens à escala mundial.

No final de 2017, os World Travel Awards distinguiram Lisboa como o Melhor Destino Mundial para City Break (escapadinha numa cidade, numa tradução livre). Portugal foi também eleito melhor destino europeu e recebeu mais um prémio do que este ano (foram 37 ao todo).

Os World Travel Awards foram criados em 1993 e a selecção dos nomeados é realizada à escala mundial por milhares de profissionais do sector.

Fonte: Publico