Portugal aprova alteração que simplifica o processo de obtenção da cidadania para brasileiros

Portugal aprova alteração que simplifica o processo de obtenção da cidadania para brasileiros

O Parlamento de Portugal aprovou uma modificação no dia 5 de janeiro de 2024 que pode simplificar o processo de obtenção da cidadania portuguesa por parte dos brasileiros. Foi acrescentado o Artigo 15º à Lei da Nacionalidade, promovendo uma alteração no período de residência necessário para que um candidato possa fazer a solicitação.

Conforme a legislação vigente, é necessário que uma pessoa resida legalmente no país por um período de cinco anos para poder solicitar a cidadania portuguesa.

Contudo, esse prazo era contado apenas a partir da emissão da autorização de residência. De acordo com os parlamentares, a demora na emissão desse documento, que frequentemente ultrapassava dois anos, resultava do acúmulo de solicitações e atrasos na análise dos processos.

Em outras palavras, se alguém mora em Portugal há três anos e só recebe a autorização de residência hoje, o período anterior de moradia não seria considerado.

Com a mudança na Lei, que ainda será regulamentada, esses anos que não eram contabilizados serão levados em conta, reduzindo o tempo de residência necessário para que uma pessoa seja considerada cidadã portuguesa.

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos novos empreendimentos, novidades em Portugal e dos próximos eventos da Global Trust

Mais informações

contato@globaltrust.com.br – (21) 2226-4071