Lisboa vai ter 600 quilos de neve da Serra da Estrela

* Texto publicado originalmente no site NiT

O objetivo do Clube Escape Livre da Guarda é recriar (e recuperar) uma tradição com mais de 300 anos

Até há cerca de 300 anos era habitual o transporte de neve e gelo da Serra da Estrela para o Cais das Colunas, em Lisboa. O objetivo era que os reis pudessem saborear gelados ou bebidas frescas nos meses quentes. Entretanto a tradição acabou, mas vai ser este ano recriada a 8 de agosto pelo Clube Escape Livre e pela Marinha do Tejo.

A iniciativa chama-se “Dar Neve a Lisboa” e foi uma sugestão do cientista Carvalho Rodrigues, natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda. Em entrevista à “Lusa”, citada pelo jornal “Público“, lembrou que “outrora a neve era cortada na Serra da Estrela e posta nas geleiras, que eram poços ou buracos onde não bate o sol, e depois transportada para a capital.” A neve seguia em burros e cavalos até Vila Velha de Ródão e a partir dali era transportada de barco para Lisboa.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, explicou à agência “Lusa” como vai ser recriada a tradição. “Vamos recriar o processo todo, desde retirar a neve do local (…), transportá-la nos veículos 4×4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, onde é desembarcada.” Ao todo, a organização conta trazer 600 quilos de neve. Por enquanto não se sabem mais informações sobre esta iniciativa.