Gaia vai ter um hotel de charme desenhado por Eduardo Souto de Moura

* Texto publicado originalmente no site diarioimobiliario.pt

A Sociedade de Investimentos Imobiliários ZOF vai construir junto à Ponte D. Luís I, em Vila Nova de Gaia, um hotel de charme projectado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura.

A futura unidade hoteleira vai ter apenas 14 quartos, esplanada, miradouro e bar num terreno localizado sob a Ponte D. Luís I “com vista privilegiada, oferecendo um alojamento de grande qualidade em pleno centro histórico” de Gaia.

“É um projecto localizado num ponto muito particular do centro histórico, não só pela sua localização na escarpa e na sua relação de proximidade com a Ponte D. Luís I, mas também porque se trata do primeiro prédio que se vê em Vila Nova de Gaia, vindo do Porto pelo tabuleiro inferior da ponte [Luís I]”, descreve a coordenadora deste projecto da ZOF, a arquitecta Rita Everard Machado.

O projecto de arquitetura foi já aprovado durante mês de janeiro pela câmara de Vila Nova de Gaia, tendo a ZOF, promotora do projecto e proprietária do terreno, “a expectativa” de que o concurso para a empreitada possa avançar no segundo semestre deste ano e “estima” ver obra no terreno no último trimestre de 2021.

O terreno de 315 metros quadrados localiza-se numa zona onde, no princípio do século XX, durante a construção do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, o casario existente no local foi demolido.

Construída a ponte, foi deixada à vista uma empena, parede sem abertura de janelas que servia de meação entre dois edifícios, tendo um sido demolido e o segundo mantido a “aguardar a construção de um novo, solução que acontece agora” com a materialização deste hotel, explica Rita Everard Machado.

O projecto inclui a recuperação de um edifício preexistente, bem como a ampliação dessa edificação através de um jardim de socalcos.

No edifício ali existente e que será reabilitado “funcionou durante mais de um século uma tipografia”, tendo o promotor decidido que “as maquinarias industriais encontradas no local servirão de inspiração e ponto de partida para a decoração do hotel”.

A ZOF, constituída em 1 de Outubro de 2009 na cidade do Porto, é uma sociedade de investimento imobiliário, especializada na compra, venda e arrendamento de imóveis.

Menu