Departamento de Estado dos EUA classifica Portugal como um dos países mais seguros do mundo

Departamento de Estado dos EUA classifica Portugal como um dos países mais seguros do mundO

Apesar do atestado de segurança geral, os cidadãos norte-americanos são alertados para o perigo do terrorismo na Europa. E também dos “carteiristas” em Portugal que atacam em “locais turísticos populares, restaurantes ou transportes públicos”.

O Departamento de Estado dos EUA atualizou o sistema de aconselhamento para turistas norte-americanos e colocou Portugal no nível 1, o mais seguro numa escala de quatro. De acordo com essa classificação, o turista ou viajante norte-americano que se deslocar para Portugal deve tomar apenas “precauções normais”.
Não obstante, na descrição mais detalhada sobre o perfil de “segurança” de Portugal, o Departamento de Estado indica que “as fronteiras abertas de Portugal com os seus vizinhos da Europa Ocidental permitem que grupos terroristas possam entrar e sair do país em anonimato.”
Mais, “informação credível indica que grupos terroristas continuam a conspirar possíveis ataques a curto prazo na Europa. Todos os países europeus permanecem potencialmente vulneráveis a ataques de organizações terroristas transnacionais. Os cidadãos dos EUA são avisados para permanecerem vigilantes em relação à sua segurança pessoal.”

Além desse aviso de segurança geral na Europa, o mesmo organismo alerta para os “crimes de oportunidade” que são frequentes em Portugal, nomeadamente “os carteiristas” que atacam em “locais turísticos populares, restaurantes ou transportes públicos”.
Fonte: Jornal Econômico