Brasileiros se destacam como a maior e mais integrada comunidade estrangeira em Portugal
Com uma presença crescente, os brasileiros já representam a maior comunidade estrangeira em Portugal, totalizando 360 mil imigrantes. Um dado interessante é que, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1 em cada 4 alunos é brasileiro, refletindo a forte inserção dessa comunidade no país.
De acordo com um estudo realizado pela FGV Justiça, os brasileiros são considerados os imigrantes mais adaptados a Portugal. A maioria dos portugueses entrevistados no levantamento apontou a comunidade brasileira como a mais bem integrada à sociedade.
O estudo foi apresentado no seminário “Imigração Sustentável num Estado Social de Direito”, organizado pela FGV Justiça em colaboração com o Lisbon Public Law, como parte da série permanente Fórum de Lisboa.
A pesquisa ouviu mil pessoas, revelando que 72,2% dos participantes consideram os brasileiros os imigrantes mais adaptados ao país. Eles são seguidos pelos outros europeus residentes em Portugal (41,2%), cidadãos africanos de países lusófonos (32,4%) e chineses (23,1%). As professoras Ana Rita Gil e Vladyslava Kaplina, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pesquisadoras do Lisbon Public Law, foram responsáveis pela apresentação dos resultados no seminário.
Dos pouco mais de 10 milhões habitantes do país, os imigrantes representam cerca de 1 milhão deles. Dos mais de 70 mil estudantes de outros países em universidades portuguesas, cerca de um quarto é do Brasil. A proporção é semelhante no curso de Direito. Só na Universidade de Lisboa, os brasileiros são 23,8% dos 5,5 mil matriculados na Faculdade de Direito.
