Parcerias com universidades dos EUA estão sendo renegociadas
Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, informou nos últimos dias que o contrato atualmente em vigor com as três instituições de ensino dos EUA, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a University of Texas at Austin, e a Carnegie Mellon University que terminaria no dia 31 de dezembro, está sendo previsto uma renegociação automática até 2030.
O Governo Português busca fomentar o intercâmbio acadêmico entre Portugal e Estados Unidos, além da internacionalização da ciência portuguesa. Seguindo essa lógica, também há um reforço das alianças com universidades europeias, e igualmente com universidades da Coreia do Sul, “por que é sempre considerado à luz do princípio de que as parcerias internacionais devem ser feitas com as melhores universidades mundiais.”
De acordo com o Governo, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) enviou uma carta as instituições citadas com os novos termos da renegociação e no qual afirma que pretende preservar “a cooperação internacional para além da cessação deste acordo específico”, em uma estratégia que sirva os interesses e desafios atuais e futuros da ciência e tecnologia, globalmente, nas diferentes áreas do conhecimento”, se refere o documento.
