nov
18

Universidade de Lisboa busca alunos brasileiros

Para ingressar na instituição, os estudantes, basicamente, precisam ter sido aprovados no Ensino Médio, mas alguns cursos também exigem a aprovação no ENEM

Para ingressar na instituição, os estudantes, basicamente, precisam ter sido aprovados no Ensino Médio, mas alguns cursos também exigem a aprovação no ENEMFoto: Divulgação

Representantes da Universidade de Lisboa (ULisboa) apresentarão aos estudantes brasileiros e luso-brasileiros tanto a instituição quanto o programa de internacionalização, que busca levar estudantes estrangeiros, especialmente do Brasil, para estudar no local. O encontro será nos dias 22 e 23, das 14h às 16h30, no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE).

O encontro começará com a apresentação da universidade, que será feita pelo próprio reitor da ULisboa, Antônio Cruz Serra. Durante a programação, os participantes poderão conhecer, por exemplo, as iniciativas dirigidas aos estudantes pré-universitários, como o Verão na ULisboa, atividade que lhes permite experimentarem o ritmo e o espírito da vida acadêmica portuguesa. Os estudantes também terão mais informações sobre a ação que possibilita a realização de visitas guiadas personalizadas à Universidade e suas escolas.

Graduação e pós-graduação
A ULisboa, que é uma instituição pública, oferece um grande número de vagas específico para estudantes internacionais, resguardadas pelo Estatuto do Estudante Internacional. Essas vagas estão distribuídas pelos vários cursos de graduação e pós-graduação que são oferecidos nas 18 escolas da instituição. No total, são 841 de vagas para licenciaturas e mestrados integrados e 711 para mestrados e doutorados.

Requisitos
A criação do Estatuto do Estudante Internacional permitiu que estudantes de um país fora da União Europeia e sem nacionalidade portuguesa possam concorrer às vagas nas universidades portuguesas. Para ingressar na instituição, os estudantes, basicamente, precisam ter sido aprovados no Ensino Médio, mas alguns cursos também exigem a aprovação no ENEM. Outros casos específicos exigem, ainda, um conjunto de pré-requisitos, como aprovação em testes físicos e oftalmológicos. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo www.ulisboa.pt.

Fonte: Folha PE