ago
08

Passo a passo para a compra de um imóvel em Portugal

Atendendo à pedidos dos nossos clientes que começam o processo de aquisição de um imóvel conosco, elaboramos este passo a passo, com as principais etapas que envolvem a compra, documentação e pagamento de sua propriedade. Importante mencionar que, este material é apenas um guia, para que o cliente tome conhecimento das etapas, mas estaremos junto durante todas as etapas do processo de compra, desde o atendimento em Portugal, para as visitas aos imóveis, agendamento com advogados e banco, e todo o apoio necessário durante sua estadia, inclusive para pegar no aeroporto. E nosso trabalho não pára por aí. Após a compra do imóvel, temos equipes especializadas em prestar todo o suporte necessário para a administração do imóvel, decoração e obras.

calc%cc%a7ada-fachada-ultimas

ETAPAS PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEL EM PORTUGAL

1. Escolher profissional para auxiliar na seleção do imóvel e processo de compra.

  • O mercado imobiliário em Portugal é similar ao Brasileiro, onde os proprietários dos imóveis, e incorporadores costumam fechar parceria de venda com uma ou duas imobiliárias. Ou seja, para ter acesso aos melhores imóveis disponíveis, é necessario falar com várias imobiliárias da cidade escolhida. Por isso, temos parcerias com os principais profissionais do mercado, tanto imobiliárias, quanto incorporadores, a fim de ter acesso a uma quantidade maior de imóveis, com diferentes perfis. Desta forma, aumentamos as chances de encontrar o imóvel ideal para o cliente.

 

2. Seleção dos imóveis disponíveis, dentro do perfil desejado.

  • Após entendimento do perfil do imóvel desejado, é feita uma seleção com várias opções, onde o cliente irá escolher algumas para mais detalhamentos e, posterior visita aos imóveis. Todos os imóveis apresentados já foram previamente selecionados tendo como foco as melhores oportunidades, e cuidado com a documentação do mesmo.
  • Temos uma equipe de atendimento em Portugal, pronta para acompanhar o cliente na visita aos imóveis, e dar todo suporte durante sua estadia na cidade.

 

3. Escolha e negociação do imóvel – valores e forma de pagamento.

  • O cronograma de pagamento de um imóvel já pronto, costuma ser bem curto: a Reserva do imóvel (valor entre 5 mil e 25 mil euros – varia com o valor do imóvel) é feita, quase imediatamente, para formalizar o interesse no imóvel, o valor referente ao sinal é feito no CPCV (aproximadamente 20% a 30%), 2 ou 3 semanas após a reserva, e o restante é pago na escritura, entre 60 e 90 dias da Reserva.
  • O cronograma de pagamento de um imóvel na planta varia de acordo com o estagio da obra em que se encontra. Quanto mais longe da data de entrega, mais estendido é o prazo para pagamento: na Reserva do imóvel (entre 5 mil e 25 mil euros – varia com o valor do imóvel), sinal no CPCV (aproximadamente 20% a 30%) após 2 ou 3 semanas da Reserva, entre 1 a 2 reforços de pagamento, em seis meses e um ano, totalizando 50% do valor do imóvel. Os outros 50% restantes são pagos na data escritura, ou na apresentação de financiamento, quando da entrega do imóvel.

 

4. Proposta para formalizar a intenção de compra do imóvel – a Reserva.

  • Email formalizando a Reserva do imóvel com valores e forma de pagamento.
  • É possível fazer proposta de valor diferente do valor de venda original. A proposta será analisada pelo proprietário, e se não for aceita, apresenta uma conta-proposta. Esta é uma pratica comum no mercado.

 

5. Contratação de advogado é recomendada para auxiliar no documentação e elaboração da Reserva e contratos de compra e venda. Também dão suporte no processo de Golden Visa, se for o caso.

  • Os advogados dão suporte em todo o processo de compra, desde a analise da documentação do imóvel, à elaboração de contratos, pagamento de taxas, e processo de Golden Visa, quando houver o interesse.
  • O advogado costuma facilitar tambem, no processo de retirada do Nif – o numero de contribuinte português, e fazer o papel de representante fiscal, que é requisito em Portugal.
  • Temos parceria com escritórios de advocacia, que são referência em Portugal, que atuam em varias áreas – imobiliária, tributaria, financeira e imigração. Estes profissionais costumam vir ao Brasil com frequência, o que facilita o inicio da comunicação.

 

6. Pagamento da Reserva do imóvel – normalmente entre 5 mil a 25 mil euros, dependendo do valor do imóvel. Este montante é para formalizar a intenção de compra, e retirar o imóvel do mercado.

– O pagamento da Reserva, por ser um montante pequeno, pode ser feito através do próprio banco do cliente no país de origem, ou através de um banco de cambio, direto para a conta do vendedor, caso o cliente ainda não tenha conta em Portugal. Desta forma, consegue agilizar a reserva e garantir o imóvel. O mercado imobiliário em Portugal, está muito aquecido, o que demanda rapidez e agilidade na reserva do imóvel.

. Abrir conta em banco de Portugal.

  • Em alguns bancos, é possível fazer este processo do Brasil.
  • Temos parceria com alguns bancos em Portugal, onde o processo de abertura de conta e financiamento é facilitado para os nossos clientes.

 

7. Tirar numero de contribuinte – NIF. É o numero de identificação fiscal. O advogado ajuda neste processo.

 

8. Elaboração do contrato de promessa de compra e venda – CPCV, entre os advogados de ambas as partes, comprador e vendedor. O prazo costuma ser entre 2 a 6 semanas.

 

9. Assinatura do CPCV e pagamento do sinal.

– A assinatura pode ser feita pelo cliente, ou ele pode nomear um advogado, através de uma procuração para assinar por ele.

PAGAMENTO

  • O valor referente ao sinal (20% a 30% do valor do imóvel) pode ser transferido pelo banco do cliente no Brasil, ou por um banco de cambio, onde as taxas de cambio costumam ser mais vantajosas, e o processo, muito mais fácil e ágil, uma vez que esta é a especialidade deste tipo de banco.
  • Remessa do dinheiro para Portugal – Temos parceria com os principais bancos de cambio do Brasil para remessa do dinheiro. Consulte-nos para saber as melhores taxas.
  • No caso do pagamento pelo banco de cambio, basta fazer um cadastro, e fazer a transferência do montante para a conta do vendedor, ou do próprio cliente, em Portugal.
  • Abertura de conta em banco em Portugal – temos bancos parceiros que facilitam este processo. Desta forma, o cliente transfere o valor para este conta em Portugal e a partir daí, faz o pagamento referente ao CPCV.

 

. Se o cliente tiver interesse no Golden Visa, já é possível dar entrada no processo com o CPCV, não é necessário esperar pela escritura. Neste caso, é importante que a transferência da importância de pelo menos 500 mil euros, seja feita através da conta do cliente, em banco português. Esta transferencia pode ser feita pelo banco de cambio, para a conta do cliente, e posteriormente, para a conta do vendedor. Importante observar que, no caso de haver interesse no Golden Visa, o valor de 500 mil euros não poderá ser financiado.

 

10. Assinatura da Escritura do imóvel e pagamento do restante devido, ou financiamento.

– Assinatura da escritura e entrega do imóvel.

– Transferencia do restante devido, da mesma forma do CPCV.

– É possível brasileiros financiarem parte do valor do imóvel em banco português. Os bancos que temos parcerias, já tem o processo facilitado para os nossos clientes.