nov
02

Lisboa eleita sexta cidade mais acolhedora do mundo

Uma agência de viagens holandesa coloca a “menina e moça” na sexta posição das cidades mais acolhedora do mundo, entre 100 candidatas

Como forma de celebrar o Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro, a agência de viagens TravelBird fez um estudo para perceber qual a cidade mais acolhedora do mundo.

Lisboa ficou na sexta posição do ranking, liderado por Singapura.

O restante Top 5 conta com Estocolmo, a capital sueca; Helsínquia, na Finlândia; São Francisco, nos EUA; e Roterdão, na Holanda.

Para o estudo, foram analisados dados da World Tourism Organization (UNWTO) sobre os 500 principais destinos turísticos – segundo fatores como a felicidade dos cidadãos, a segurança, a abertura para receber turistas, a fluência da língua inglesa e se os pontos de entrada (como o aeroporto) são ou não acolhedores.

A agencia pediu ainda a 15.000 peritos e jornalistas de viagens que classificassem as cidades em termos de acolhimento, com base nas suas experiências pessoais.

Lisboa obteve uma classificação de 9.20 pelos especialistas, numa escala de 1 – 10, e uma boa classificação em termos de segurança (8.08)

Copenhaga, na Dinamarca, foi a cidade preferida dos jornalistas; Oslo, na Noruega, é a mais feliz; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi considerada a mais segura; e Paris a mais disposta a receber turistas em casa.

O estudo faz ainda referência às cidades mundiais mais e menos afetadas pelo excesso de turismo, e os seus efeitos.

O top 10 ficou entre:

1. Singapura – Singapura
2. Estocolmo – Suécia
3. Helsínquia – Finlândia
4. São Francisco – Estados Unidos
5. Roterdã – Holanda
6. Lisboa – Portugal
7. Tóquio – Japão
8. Oslo – Noruega
9. Zurique – Suíça
10. Orlando – Estados Unidos

89. Rio de Janeiro – Brasil
91. São Paulo – Brasil

O ranking completo pode ser encontrado no site oficial da agência.

Fonte: Visão